Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Leia o artigo escrito por Amauri Carvalho Junior, diretor da Allge Consultoria Logística, a respeito dos desafios do e-commerce

not1

É inegável que a revolução tecnológica apresentou, e ainda apresenta, ao mundo uma infinidade de novas oportunidades de negócios causando uma verdadeira renovação nos mais diversos segmentos empresariais existentes e criando uma infinidade de novos modelos de empresas.

Dentre esses novos modelos, há o pioneirismo das empresas de comércio eletrônico com seus poucos casos de sucesso e um grande número de insucessos, inclusive aqui no Brasil.

E quais os motivos que levam diversos empreendedores a desistir do negócio mesmo com o comércio eletrônico apresentando altas taxas anuais de crescimento?

Com certeza uma dessas razões é o fraco desempenho da Logística. Alguns exemplos para ratificar a afirmação. Quantas vezes você se interessou por determinado produto anunciado em diversos sites e quando você clica no link da loja virtual descobre que o mesmo produto está indisponível? Ou aquela data prometida para entrega que nunca é cumprida? Ou o produto que você comprou não é o mesmo que entregaram?

Muitos recursos, principalmente financeiros, são direcionados para marketing digital, tecnologia da informação, desenvolvimento para tornar o site atrativo e outras tantos aplicativos do ambiente virtual.

Infelizmente o mundo virtual é apenas uma parte do processo.

Antes mesmo o consumidor acessar o site e efetivar a compra do produto anunciado, a Logística foi acionada para transportar, receber, conferir e armazenar esse mesmo produto. Após a compra realizada, é necessário separar, conferir, embarcar, entregar na data prometida e verificar a necessidade de reposição de estoques. E isso não ocorre com um simples clique de teclado.

É preciso pessoas, veículos, equipamentos, sistema de informação e locais adequados para que toda essa complexa operação ocorra em um alto nível de performance para garantir que o prometido ao consumidor seja cumprido.

E essa parte do processo ocorre em um ambiente bem real e exige tanto quanto recursos e atenção quanto os demais itens do ambiente virtual.

Portanto, para que o lucro desejado seja alcançado e o negócio torne-se outro caso de sucesso lembrem-se: Os negócios podem ser virtuais, mas a Logística é real.